segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

4G novidades sobre a tecnologia


   As primeiras redes de quarta geração de telefonia celular (4G) baseadas no padrão Long Term Evolution (LTE) precisam entrar em operação no Brasil até 2013. A necessidade de as operadoras terem de investir na nova tecnologia para lançar esse serviço dentro de aproximadamente três anos é para atender ao cronograma da Copa do Mundo que será sediada no País em 2014. O megaevento de futebol e a Olimpíada de 2016 atrairão visitantes de diversas partes do planeta, ávidos por acessar grandes volumes de dados, que exigirão banda larga móvel com velocidade superior ao permitido na 3G.
   Para que as operadoras comecem a projetar a evolução das redes atuais para 4G com antecedência, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) planeja antecipar a licitação das licenças para prestação do novo serviço. A conselheira da Anatel, Emília Ribeiro, afirma que a expectativa do órgão regulador é realizar o leilão em 2011 para que as redes entrem em funcionamento pelo menos um ano antes do mundial.

   O objetivo maior é viabilizar a oferta dos serviços de 4G antes da Copa do Mundo

5 comentários:

  1. Brasil um exemplo de atraso , apesar de ser legal e tals ter uma banda melhor que a 3g. na Europa já esta em total operação o 5g e em algumas cidades japonesas já estão em teste da 6g , enquanto aqui vai ser sempre a mesma novela , quando instalrem vai ter preços absurdos e o uso vai ser restrito como sempre por causa do sinal de celular que tem baixa qualidade no território nacional inteiro

    ResponderExcluir
  2. Faço de algumas palavras do Henrique Defacio as minhas: "enquanto aqui vai ser a mesma novela". Em outros países, observamos a implementação do 3G em velocidade da luz. As operadoras trabalharam na consolidação da rede, e os leilões da concessão ocorreram de maneira fluida e bem rápida. Aqui, o 3G ainda luta para abringir o território nacional, e qualquer pessoa que possui um plano 3G (até mesmo os com banda maior, e por consequencia mais caros) vão falar que o sinal não é lá grande coisa. Enquanto o 4G/LTE em outros países já virou algo comum, só agora no Brasil temos a chegada da rede, e dos primeiros aparelhos que suportam a tecnologia. Ainda tem muito pra melhorar - no 3G. Vamos só esperar pra ver como que o 4G se sai, as operadoras e o governo também.

    - Victor Torino

    ResponderExcluir
  3. Esse atraso de tecnologias como o 4G acabam atrasando outras coisas para os usuários, infelizmente. Por exemplo, smartphones com suporte a 4G, por enquanto, não poderão ter todos os seus recursos utilizados aqui, já que ainda não possuímos tal tecnologia. Infelizmente o Brasil é muito atrasado nesse aspecto, e eu pelo menos não vejo uma prontidão das empresas para traserem tecnologias como essa pra cá rapidamente. É sempre a mesma coisa..

    - Daniel Corzo

    ResponderExcluir
  4. A tecnologia 4G está chegando muito atrasada no Brasil, e ainda temos lugares aqui que não recebem o 3G. A correria começa de verdade quando percebem que nosso país vai ter eventos importantes do esporte, recebendo pessoas de todos os cantos do mundo, e para não parecermos um país muito atrasado em relação à essas tecnologias, tentam acelerar o processo de implementação antes dos gringos chegarem, mas concordo que ainda vai ser uma novela para começarmos a usar o 4G e será algo caro e que não atingirá o país inteiro.

    ResponderExcluir
  5. A internet no Brasil é ESTUPIDAMENTE lenta e atrasada. Vai brincar com nossos amiguinhos asiáticos: internet de 1GB e você aí, que fica se gabando dos seus 10 MB da NET, volta pra casa chorando.
    E nem são 10 MB de fato, but ok.
    Essa promessa de que o Brasil vai ser um primor de nação até a Copa do Mundo é muita estrela pra pouca constelação.
    Sou desconfiada, mas espero pelo melhor.

    Jessica Mary

    ResponderExcluir