segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A nova tecnologia do cinema 4D


      O novo lançamento de tecnologia feito no ramo das produções e filmagens é o 4D, ou seja, quatro dimensões. Essa tecnologia pode usar mais de 30 efeitos durante os filmes, que incluem movimentação das poltronas, cheiros de explosivos, respingos d'água, luzes de laser e vento. O uso dessa nova tecnologia cria uma nova sensação para o espectador, porque faz com que ele se sinta dentro do filme. No Brasil, o shopping JK Iguatemi tem a primeira sala de cinema 4D da América do Sul, e são apenas 25 no mundo todo, devido ao altíssimo custo.




No vídeo abaixo, temos uma demonstração de como funciona o cinema 4D.


6 comentários:

  1. Eu já fui em um cinema 4D quando estava viajando e achei muito legal. A sensação de imersão no filme, por mais que não seja perfeita, é muito boa. No que eu fui, era uma atração do Shrek, na Universal, e no filme acontecia de tudo: desde as cadeiras mexerem para simular uma carroagem, ou água voando na gente quando o Burro espirrou...É uma tecnologia que entretém, pena que é tão cara.

    - Daniel Corzo

    ResponderExcluir
  2. Na Disney pude ter a experiência do cinema 4D, é bem legal! Se essa tecnologia for trazida para as salas de cinema do Brasil, vão fazer grande sucesso, nos sentiremos dentro do filme meeesmo, mas deve ser algo caro para ter daqui, além de que o ingresso do cinema vai ser que preço? Fui na mesma atração do Shrek que o Daniel foi, é tão legal!! haha e também tinha a do Vida de Inseto, incrível. Todos têm que ter a chance de pelo menos uma vez experimentar o cinema 4D, que daqui alguns anos podem chegar as nossas televisões, como é o caso do 3D. Vale a pena sonhar né?!

    ResponderExcluir
  3. Queria muito poder experimentar o 4D, mas é tão caro :(
    É muito bom quando a tecnologia avança ao ponto de proporcionar experiências maravilhosas ao ser humano. Acho fascinante pensar como surgiu isso: quem teve a ideia? Como isso foi planejado? Quais foram os recursos utilizados para fazer essa inovação funcionar perfeitamente?
    A pessoa, ou o grupo, ou seja lá o que for que pensou nisso, provavelmente deve ter sido taxada como louca. Ainda bem que os loucos geralmente têm as melhores ideias e pensam fora da caixinha.

    ResponderExcluir
  4. Desnecessário.
    Acho COMPLETAMENTE desnecessário colocar 3D em tudo, 4D então... ok, eu me conformo, admito e não discordo de que o cinema vende - e o que querem mais é vender mesmo. Mas isso perde toda a valorização e emoção do filme.
    A trilogia maravilhosa de O Poderoso Chefão está pra mostrar que para um filme ser um marco na História do Cinema, não precisa de efeitos visuais.
    Quem utiliza deste artifício ao meu ver, é diretor e roteirista que não estão preocupados em expressar sua arte, mas somente em ganhar dinheiro.
    Só mesmo.

    Jessica Mary

    ResponderExcluir
  5. Ok quer por 3d coloca , quer alta definição coloca , mais fazer o publico "sentir" o filme pode ter pequenos probleminhas , para resumir oque falo , vou me basear numa exibição de um documentario sobre pesca , em cinema 5d , onde tinha ate reprodução do cheiro, concluindo , o cinema ficou vazio em minutos e todo mundo saio passando mal , sem mais a declarar..

    ResponderExcluir
  6. O cinema 4D já é bem conhecido no exterior, principalmente nos parques de diversões como os do império Disney.
    É uma tecnologia muito interessante pois te dá mais vivência àquele filme.
    Ele não só trabalha a visão como também o tato e o olfato e não duvido muito que já tenham tecnologia para aguçar o paladar do espectador.
    Você não só assiste como também sente fisicamente o filme.
    Acho fantástico!

    ResponderExcluir