segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Black Friday no Brasil

Black Friday é um termo criado pelo varejo nos Estado Unidos para nomear ação de vendas anual, que acontece sempre na 4ª sexta-feira de novembro após o feriado de Ação de Graças. 
Black Friday chegou ao Brasil em 2010 por iniciativa de uma empresa especializada em busca de descontos. O primeiro Black Friday do Brasil aconteceu no dia 26 de novembro e foi totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional. 
Mas é claro que  os descontos oferecidos no Brasil são mais modestos do que os americanos, chegando a 40%, diferente dos EUA que chega até 80em produtos de diferentes categorias. 
Black Friday brasileiro também acontece anualmente na quarta sexta-feira de novembro. Há registros de que o evento também aconteça em lojas físicas, pelo menos no Brasil. O terceiro Black Friday ocorreu em 23 de novembro de 2012, em mais de 300 lojas virtuais e foi a primeira vez que lojas de decoração participam do evento.
Podemos concluir que no Brasil ainda não obtivemos tanto sucesso quanto nos Estados Unidos. 

Nos Estados Unidos:



No Brasil:


Devido aos  impostos do Brasil, os descontos não ficaram tão de acordo com o que todos esperavão.
 Criou-se revoltas entre os Brasileiros, virou até motivos de piadas na internet, além de está sendo um dos assuntos mais comentados.






11 comentários:

  1. O Black Friday no Brasil realmente foi uma piada! Se você entrasse em alguns sites, realmente poderia encontrar produtos com muitos descontos - pelo menos no Extra era assim -, mas na hora de efetuar a compra, o site simplesmente dava erro e não processava o pedido. Os servidores da maioria dos sites que participaram desse evento não estavam preparados para obter muitos acessos.
    Espero que progressivamente o Black Friday vá melhorando e sendo fiel ao modelo norte-americano.

    ResponderExcluir
  2. No Brasil esse Black Friday não pode ser levado muito a sério né?! Algumas coisas realmente têm um descontinho, mas outras, as empresas aumentaram o preço dias antes para na Black Friday simular o desconto. Triste saber que empresas tentam enganar seus consumidores, mas o bom é saber que podem ser processadas e levar multas por conta disso. Se querem adotar a ideia norte-americana, façam como eles, realmente deem o desconto, pois assim os brasileiros vão gostar e gastar muito mais nessa sexta-feira, como na foto dos Estados Unidos mostrada no post.

    ResponderExcluir
  3. Descontos e Brasil , tava na cara que não iria rolar , apesar que comprei um tablet bem barato no walmart ,mesmo assim nos estados unidos ele custava menos sem ser em promoção (O.o) , o mais engraçado foi encontrar produtos mais baratos nos dias seguintes ah Black Friday

    ResponderExcluir
  4. A Black Friday passou por aqui e ninguém reparou, não teve descontos significativos. É bom ver o Brasil se inteirando nesses assuntos, mas é triste ver que involui em tantos outros.

    ResponderExcluir
  5. RAQUEL DOMINGUES

    Não dá pra comparar com os Estados Unidos, né?!Mas acho legal pelo menos começar a participar... quem sabe não vai melhorando aos poucos. O processo aqui é bem mais lento, pra não comentar dos impostos né.

    ResponderExcluir
  6. Bom, para falar a verdade, esse black friday não passou de uma pequena enrolada nos os brasileiros, se ao menos fosse igual ao Estados Unidos, mas não foi, o que os brasileiros conseguiram foi um pouco a mais de descontos e chorados por alguns. Se fosse para imitar, teria que fazer uma imitação certa igual ou melhor.

    ResponderExcluir
  7. "Black Friday no Brasil: tudo pela metade do dobro" - E com isso, que li em alguma imagem aleatória no Facebook, posso resumir a nossa versão da BF. É claro que se tratando de uma cultura americana importada, não deixamos de dar o nosso jeito, enrolando o consumidor brasileiro. Como comentaram, alguns sites deram erro na hora de processar pedidos, outros foram flagrados aumentando o preço alguns dias antes e abaixando justamente para o valor inicial, entre outras falcatruas. O pior de tudo é que muitas pessoas cairam na ilusão de que alguns produtos tinham um desconto atraente, mas trocaram gato por lebre. O jeito é ficar esperto e fazer boas cotações antes de se aventurar na próxima Black Friday.

    - Victor Torino

    ResponderExcluir
  8. Não preciso nem falar da sacanagem que é a Black Friday aqui, né? Se não vão fazer direito, que não façam...Óbvio, não podemos nos queixar muito pois a data não é nem nossa, é apenas "simbólico" aqui. Nos EUA, de onde vem a data, é que realmente há descontos esmagadores, onde as pessoas brigam mais por produtos do que em saldão das Casas Bahia...
    E infelizmente, aqui, algumas pessoas ainda se deixam enganar por algumas promoções depois de o preço ser aumentado. São pouquíssimas lojas que realmente oferecem preços bons na Black Friday, no Brasil. Uma pena.

    - Daniel Corzo

    ResponderExcluir
  9. Foi a primeira vez que a Black Friday aconteceu em lojas físicas no Brasil e, em como tudo o que ocorre nesta pátria, não foi nada fenomenal.
    A economia brasileira é muito frágil, da mesma forma que não se podem aumentar o salário mínimo aleatoriamente (o que não minimiza a injustiça), não se pode diminuir tanto os preços, ou haveria uma perda significativa de lucro, que acarretaria em muita demanda e pouca oferta.
    Com a economia da maneira como está, essa política de descontos não fez sentido algum, de fato.
    Quem vende quer cada vez mais lucro. Perder dinheiro é quase uma heresia. E quem quer ser herege?

    Jessica Mary

    ResponderExcluir
  10. Achei o Black Friday no Brasil uma piada, pois uma semana antes mais ou menos as lojas aumentavam seus produtos lá no último preço, para chegar na semana do Black Friday baixarem para o preço anterior, ou seja o valor dos produtos continuavam os mesmos.

    ResponderExcluir
  11. É uma vergonha comparar o Black Friday brasileiro com o norte-americano, né?
    Aqui eles só adotaram o nome, porque na prática todos viram que não foi bem assim que aconteceu...
    Os servidores não aguentaram, os preços não eram compatíveis, foi tudo uma bagunça!
    Espero que nos próximos anos isso seja resolvido.
    Se um dia o Black Friday no Brasil for eficaz (esperamos que sim), se preparem! Se nos EUA já é uma confusão nas lojas físicas, imaginem aqui!

    ResponderExcluir